A AVIPE em reunião com Avicultores da região de São Bento do Una. Assunto: Tela nos Alojamentos.
Nesta ultima quinta-feira dia 06 de junho de 2019, a Associação Avícola de Pernambuco – AVIPE, com seus representantes Dr. Edival Veras, Vice-presidente Administrativo e o Dr. Hamilton Ferro Filho, Conselheiro Fiscal; juntamente com o representante da ADAGRO, Dr. Benito Caraciolo, fiscal regional. Seguindo alguns dos avicultores presentes: Fernando Vilela, Marlon Henrique, George, Maria Eduarda, Gabriel Galvão, Adalbério Júnior, Carlos André, Granja São Luiz, Granja Maria Clara, Veterinária Priscila farias representante da Granja Almeida dentre outras, contamos também com a presença do Sr. Eduardo Valença funcionário da prefeitura, dentre outros representantes.
O representante da AVIPE o Dr. Edival Veras deu inicio a reunião falando a importância da união de todos os avicultores da região independentes de ser ou não associados na AVIPE, mostrando o valor de todos para o desenvolvimento da região, trazendo assim uma palavra que o presidente e CEO da Volkswagen da América Latina, Pablo Di Si, que dizia: “Para trabalhar no Brasil, na América latina, você precisa ser muito resiliente. Você chega ao escritório todos os dias e precisa matar dez leões ou eles te devoram. Poderia citar inúmeros exemplos de decisões complexas que tomamos e de problemas que não temos nos Estados Unidos ou na Europa.
É preciso ter vontade de trabalhar, competência emocional e intelectual, além de pensamentos analítico para identificar a melhor estratégia. Em resumo, o Brasil não é um país para amadores. Alcançar o equilíbrio aqui é uma arte. Se você faz sucesso aqui consegue ser bem sucedido em qualquer lugar. Um ano de Brasil equivale a oito em qualquer outro país.” Partindo para os assuntos pertinentes aos decretos, primeiramente foi falado da importância do cadastro juntamente a ADAGRO, para um bom andamento e crescimento da área na região. Seguindo com algumas discussões, foi mencionado o assunto que mais tem “tirado o sono” dos avicultores.
O uso da tela em alojamentos de aves. Onde foi unanime que o uso do mesmo não é compatível com a realidade atual da região, mostrando assim que o clima não proporciona, o índice de poeiras é elevado, dentre outros fatores contra, foi ouvido às experiências de alguns avicultores que sofreram juntamente com seu funcionário, onde o mesmo foi prejudicado materialmente e fisicamente. Foi feito um breve comparativo com outros estados, sobre como está à implantação da tela nos aviários.
Alguns confirmaram já está 70% encaminhados como o estado do Espírito Santo, os estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, estão instruídos que a cada novo alojamento só poderão receber pintainhas para produzirem se estiverem devidamente telados. Dentre outras situações debatidas, os avicultores juntamente com a AVIPE, estarão estudando uma solução positiva para todas as pendências citadas. Trazendo primeiramente responsabilidade e qualidade no trabalho.
Estarão redigindo um documento fazendo alguns pleitos, a ADAGRO e ao MAPA de acordo com o desejo e Necessidades dos Produtores.