2018 marca grande divulgação dos benefícios nutricionais do ovo pelo Instituto Ovos Brasil
Ações impulsionam o aumento do consumo de ovos
2018 foi mais um ano de muito trabalho para o Instituto Ovos Brasil. A entidade vem cumprindo com maestria o seu papel de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde, já que o ovo vem ocupando um grande destaque na mesa de todos os brasileiros. Tudo comprovado por números. O consumo de ovos só faz crescer e o IOB e seu trabalho ocupam lugar central neste avanço e no prestígio que o alimento alcançou.
Programas de TV, revistas, jornais e portais na internet têm dedicado um espaço crescente ao tema ovo, que frequentemente é citado na mídia em geral, e não apenas naquela especializada no agronegócio. A Revista Saúde News, de Cascavel, PR, por exemplo, dedicou considerável espaço ao ovo, em um artigo escrito pela nutricionista Lúcia Endriukaite. O ovo também ganhou importante espaço nas mídias sociais; páginas se dedicam a postar receitas com diversos fins para um púbico diverso e o ovo sempre está lá.
No ano que se encerra, faculdades, escolas e cursos de gastronomia e nutrição, entre outros, receberam Lúcia Endriukaite, nutricionista do IOB, para palestras e bate papos informais para conversar sobre os valores nutricionais do ovo. Além disso, a equipe do Instituto Ovos Brasil esteve presente em diversos eventos em vários estados do Brasil, como Bastos, em SP, Santa Maria de Jetibá, no ES, e Recife, em PE.
Motivos para todo este reconhecimento não faltam. Os valores nutricionais do ovo são muitos. O alimento possui todos os aminoácidos essenciais e também 12g de proteína em cada 100g.
E o que mais podemos encontrar no ovo? Vitaminas lipossolúveis – A, D, E, K, minerais como magnésio, selênio, zinco e manganês, que têm ação antioxidante. Também estão presentes no ovo as vitaminas do complexo B, fundamentais para a produção de energia.
O Instituto Ovos Brasil acredita que no ano de 2019 o ovo vai alcançar ainda mais importância na mesa do brasileiro, pelo aumento da credibilidade de seu produto.
Ricardo Santin, Presidente do Conselho Diretor do Instituto Ovos Brasil, resume as expectativas da entidade: A expansão do conhecimento sobre os seus reais atributos de saudabilidade e nutrição fizeram com que o brasileiro migrasse parte de seu consumo de proteína para ovos. Este crescimento foi consistente no ano de 2018 e deve seguir ainda mais sólido em 2019 alicerçado nos alojamentos ocorridos ainda em 2018. Ao mesmo tempo, acreditamos em um incremento da exportação, tendência expressada em 2018 e que deve prosseguir em 2019”, afirma.
Em tempo: O aumento do consumo per capita de ovos em 2018 deve alcançar 212 unidades. Em breve novos e mais números serão divulgados em relação a 2019.
Semana do Ovo
As ações organizadas pelo Instituto Ovos Brasil em prol da Semana do Ovo (7 a 12 de outubro) através do patrocínio das empresas DSM, Ceva Saúde Animal, Label Rouge, EPM Embalagens e MSD Saúde Animal, além de todas as empresas que contribuíram com as entidades estaduais, também marcaram o ano de 2018. Faculdades, escolas infantis, restaurantes, supermercados e pontos de venda de ovos, entre outros, foram envolvidos na Semana do Ovo e fizeram parte de inúmeras atividades. Vale a pena ressaltar também a importância do material promocional elaborado pelo Instituto Ovos Brasil e que foi distribuído junto a todas as ações realizadas. Foram 455 quilos de material distribuídos por todo o país!
Sobre o IOB
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com o objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil. O site da instituição (www.ovosbrasil.com.br) reúne campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o público em geral e profissionais das mais diversas áreas.
Fonte: IOB