Movimento Outubro Rosa e IOB unem forças pela divulgação dos benefícios do ovo na prevenção do câncer de mama
Ação é parte da promoção da Semana do Ovo
A avicultura de postura mundial e o Instituto Ovos Brasil celebram em outubro (7 a 12) a Semana do Ovo. No mesmo período, acontece também em vários países do mundo o movimento Outubro Rosa, que chama a atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama.
Aproveitando a importância de uma alimentação equilibrada para a prevenção do tipo de câncer mais comum nas mulheres de forma geral, o IOB firmou neste ano uma parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC), que funciona no Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, ES.
O material promocional produzido pelo Instituto Ovos Brasil para a Semana do Ovo 2018 será enviado e distribuído pela AFECC, que organiza também uma corrida no mês de outubro (em 21/10). A entidade, fundada em 1952, é a responsável pela construção do Hospital Santa Rita e referência para o tratamento oncológico no Espírito Santo.
Ricardo Santin, Presidente do Conselho Administrativo do Instituto Ovos Brasil afirma: “Através desta importante união de forças, o ovo prova mais uma vez o seu grande valor nutricional”. Como atesta a nutricionista Lúcia Endriukaite, a gema do ovo, que contém luteína e zeaxantina, pode colaborar com a redução do câncer de mama.
“Além destes dois nutrientes, o ovo é também uma fonte de proteína, de fácil preparo, saboroso, contribui para o consumo de alimentos menos industrializados e pode colaborar com o aumento dos carotenoides dentro de uma alimentação equilibrada”, diz Lúcia.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, para incentivar o alerta contra o câncer de mama. Com o tempo, instituições e governos em todo o mundo aderiram à essa iniciativa em favor do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Informações sobre a AFECC, que organizar ao movimento Outubro Rosa em terras capixabas: http://www.afecc.org.br/afecc/outubro-rosa.
Semana do Ovo
Com várias ações promocionais, palestras, distribuições de brindes e degustações promovidas pelo Instituto Ovos Brasil e algumas empresas que atuam no segmento, o objetivo é ampliar a comunicação sobre o potencial nutritivo do ovo e destacar como este é um alimento muito importante para a alimentação humana. O dia do ovo foi criado pelo International Egg Commission (IEC) – órgão sediado no Reino Unido – que promove o alimento. A proposta inclui conscientizar a população sobre os benefícios do alimento.
Anote aí: 7 a 12 de outubro é a Semana do Ovo.
Sobre o IOB
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com o objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil. O site da instituição (www.ovosbrasil.com.br) reúne campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o público em geral e profissionais das mais diversas áreas.
Fonte: IOB