Em sua 26ª edição, Agrinordeste vai sediar 1ª Expo Avícola
Em sua 26ª edição, a Agrinordeste vai sediar, nos próximos dias 9, 10 e 11 de outubro, a 1ª Expo Avícola, numa parceria com a AVIPE (Associação Avícola de Pernambuco). Desta forma, a avicultura passa a ocupar lugar de destaque no evento, que também abrange os setores de suinocultura, bovinocultura de leite, capr cana e hortifruti entre outros.
A Expo Avícola contará com um espaço especial de 20 estandes no Pavilhão de Feiras da Agrinordeste que, ao todo, reunirá 250 expositores no Centro de Convenções de Pernambuco. A programação para o público de avicultura também contará com palestras sobre sanidade, biosseguridade, automação, nutrição e mercado.
Segundo o Diretor Administrativo da AVIPE, Edival Veras de Barros Campello Filho, o espaço conquistado dentro da Agrinordeste é um reconhecimento da força da avicultura no estado.
“Esse espaço concedido pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco dentro da 26ª Agrinordeste é muito importante”, destaca Edival. “O PIB da avicultura pernambucana é de R$3,5 bilhões, dos quais 67% vêm da avicultura de corte e 33% da produção de ovos”, explica Edival, que também é conselheiro do Instituto Ovos Brasil.
A programação técnica da Expo Avícola terá início às 14h do dia 9 de outubro, com a palestra da médica veterinária Samy Bianchini, que vai falar sobre “Defesa Sanitária Animal: Programas de Controle Oficial“. Samy é fiscal estadual agropecuária da Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco).
Às 15h30 o tema a ser abordado será “Equipamentos: automação e ambiência“. A responsável pela palestra será a diretora da Artabas, Dulce Sacramento Yoshikawa.
No dia 10 de outubro, os debates técnicos iniciam às 9h, com o tema “Atualização em biosseguridade: conceitos e desafios“. A abordagem será feita pela gerente técnica da Sanphar, Ana Caselles.
Às 10h30, a palestra “Fatores que afetam a conversão alimentar” será apresentada pelo diretor técnico da DSM, Jefferson Lecznieski. Já às 14h o tema “A importância nutricional do ovo na mesa do brasileiro“, será abordado pela nutricionista Giovana Fernanda Bezerra Ramalho. A programação técnica da quarta-feira será encerrada com a palestra “Mercado de frango e ovos“, a ser apresentada às 15h30 pela analista técnica da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Tabatha Lacerda.
No dia 11 de outubro, às 9h, a médica veterinária Renilda Barbosa, que Auditora Fiscal Agropecuária do Ministério da Agricultura, vai falar sobre “Bem-estar animal em abatedouro de aves“. Às 10h30, o tema abordado será “Influenza Aviária: a gripe do frango e suas perspectivas“, a cargo da também Auditora Fiscal Federal, Dra Vânia Lúcia de Assis Santana.
Os debates da Expo Avícola serão encerrados com a palestra “A importância da mídia na agregação de valor aos Ovos e ao Frango“, prevista para iniciar às 14h, sob a responsabilidade do diretor regional da Globo Nordeste, Iuri Maia Leite.
Agrinordeste
O 26ª Agrinordeste, que ocorre de 9 a 11 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, é considerada como o maior evento indoor do setor no Nordeste. Segundo a organização, um dos pontos altos deste ano será a palestra magna de abertura, às 10h do dia 9/10, com o empresário e publicitário Nizan Guanaes.
Além da 1ª Expo Avícola do Nordeste, o evento também abriga a 6ª edição da Feira dos Produtores de Cana do Nordeste (Norcana), além da Arena Agrinordeste, e os tradicionais Show de Lácteos, Sabor do Campo, Feira de Produtos do Campo e Seminário sobre a Modernização do Setor Primário.
A Agrinordeste contabiliza, nos últimos 25 anos, mais de 1.300 palestras realizadas, 42 mil inscritos e um público de 125 mil visitantes.
Em 2018, a expectativa é receber cerca de 30 mil pessoas, nos três dias do evento, que é gratuito e aberto ao público. O número de visitantes deverá ser impulsionado pelas caravanas de empresários, vindas de todos os estados do Nordeste, mobilizadas pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco) e CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).
A Agrinordeste conta ainda com o apoio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), BNB(Banco do Nordeste do Brasil), Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), entre outros.
Para mais informações sobra a Agrinordeste a Expo Avícola acesse o site do evento clicando aqui.
Fonte: https://avicultura.info