AVIPE - Associação Avícola de Pernambuco

O médico veterinário tem papel fundamental na garantia de um alimento saboroso e de qualidade.


A relação do homem com a comida é milenar e foi se transformando, ao longo das décadas, em momentos que vão muito além da mera nutrição. O ato de comer virou um ritual, uma experiência que envolve os sentidos e influencia no humor da sociedade. A alimentação ajuda a definir aspectos culturais, sociais e econômicos de diferentes países ao redor do mundo.

No dia 31 de março é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição. Nos supermercados encontramos uma variedade de produtos consumidos diariamente pela população: carnes, leites, ovos, peixes, mel, queijos.

Independentemente da origem do alimento, se animal ou vegetal, o médico veterinário se apresenta altamente qualificado para exercer o cargo de guardião da saúde humana, trabalhando para que esses alimentos cheguem à mesa das famílias com qualidade e inocuidade. A segurança de poder consumir produtos com qualidade sanitária, sem riscos à saúde, é dada pelos médicos veterinário.

O bom alimento também tem início com uma boa produção. O processo começa no campo com a nutrição, sanidade do rebanho, produtividade e preocupação com a sustentabilidade ambiental. E a atuação do médico veterinário nas criações e no sistema de produção animal dá origem a produtos com matéria-prima de qualidade. Em todas as etapas da produção animal o médico veterinário deve estar presente, para avaliar e controlar a qualidade do produto para o consumo humano. A atuação dos profissionais de Medicina Veterinária passa também pelos matadouros, frigoríficos, laticínios e supermercados.

O aumento da população mundial, a crescente urbanização, as mudanças climáticas e o aumento do consumo refletem na agropecuária. A produção de proteína animal enfrenta desafios que devem ser encarados pelos profissionais: como a saúde, o bem-estar dos animais, equilíbrio entre a alimentação dos homens e a saúde, exigências ambientais, entre outros.

A garantia da segurança alimentar é o direito de todos ao acesso permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente. Ao ter profissionais atuando com conhecimento e tecnologia para melhorar a produtividade nas criações, com eficiência, a oferta também é elevada e alimentos mais acessíveis são colocados à disposição da sociedade.

A busca por uma alimentação mais sustentável, que garanta a saúde animal e humana aliada ao equilíbrio dos recursos naturais, também tem sido o foco de médicos veterinários ao redor do mundo, com o conceito de Saúde Única, que mostra a ligação indissociável entre a saúde de animais, seres humanos e o meio-ambiente.

Sobre a data

O Dia da Saúde e Nutrição é celebrado anualmente no Brasil em 31 de março. A data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde e de manter bons hábitos alimentares, além de contribuir para um desenvolvimento sustentável na área.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CFMV


 

Untitled Document
Cotações - Canal Rural
Avicultura Industrial
Nutrivil
Guia Gessulli

AVIPE - Associação Avícola de Pernambuco