AVIPE - Associação Avícola de Pernambuco


Lanagro-SP é reconhecido como referência internacional no diagnóstico de doenças de aves


O Laboratório Nacional Agropecuário de São Paulo (Lanagro-SP), em Campinas (SP), recebeu reconhecimento oficial da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como referência internacional no diagnóstico de influenza aviária e doença de Newcastle, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na sexta-feira (27).

Esse é o primeiro laboratório da América Latina a se tornar referência internacional para as duas doenças. Com o reconhecimento, o Brasil não precisará mais enviar amostras para realização de diagnósticos no exterior, já que os diagnósticos realizados pelo Lanagro-SP, que faz parte da rede de laboratórios do Mapa, terão validade mundial.

“Esse reconhecimento foi feito por 180 países e representa a competência máxima para diagnóstico das duas enfermidades, que são altamente impactantes no comércio nacional e internacional de aves, seus produtos, subprodutos e material genético”, disse o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Guilherme Marques, em nota divulgada pelo Mapa.

O reconhecimento do Lanagro-SP ocorreu durante a 84ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que terminou na sexta-feira.
Peste Suína

Além desse reconhecimento, o Distrito Federal, Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e parte do Amazonas receberam a certificação de livres da peste suína clássica pela OIE na semana passada.
Antes desse reconhecimento, apenas Rio Grande do Sul e Santa Catarina já possuíam um certificado de zona livre de peste clássica no Brasil.

O Brasil busca agora o reconhecimento de estados do Norte e Nordeste como livres da doença. Em abril, portaria do Mapa publicada no Diário Oficial da União estabeleceu prazo de seis meses para que um grupo de trabalho apresentasse plano para erradicar a doença nos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
- See more at: http://www.carnetec.com.br/Industry/News/Details/66627#sthash.aaueAU5K.dpuf


Fonte: MAPA (Por Anna Flávia Rochas em 30/05/2016)

 

Untitled Document
Cotações - Canal Rural
Avicultura Industrial
Nutrivil
Guia Gessulli

AVIPE - Associação Avícola de Pernambuco