AVIPE - Associação Avícola de Pernambuco



AVIPE EM BRASÍLIA


A Associação Avícola de Pernambuco – AVIPE, representada pelo seu Presidente, Edival Veras, esteve presente durante toda manhã desta quarta-feira dia 20.07.16, em reunião com o Presidente da República Michel Temer, o Ministro-Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o Ministro do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira, e o Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando de Magalhães Furlan, juntamente com o Presidente da ABPA Francisco Turra , o Vice-Presidente de Mercados, Ricardo Santin, e alguns representantes regionais da Avicultura , incluindo as Associações de PE, MG, SC, ES, SP, RS, PR, além de diretores da JBS, BRF e Mantiqueira.

O Presidente da ABPA Francisco Turra, fez um breve relato das reuniões: ‘’Foi um importante momento para o nosso setor, em que destacamos nossa preocupação quanto ao fortalecimento da estrutura de defesa agropecuária, monitoramento dos portos, aeroportos e outros para preservar nosso status sanitário. Destacamos, em especial, a preocupação com o número de estrangeiros que virão ao país para acompanhar os Jogos Olímpicos.

Também manifestamos nosso total apoio à iniciativa do Governo Temer de buscar expandir as fronteiras comerciais do Brasil, com foco na viabilização de acordos bilaterais e multilaterais, potencializando nossas exportações e nossa atuação no mercado mundial.

Obviamente o cenário de abastecimento de insumos também esteve em nossa pauta. Falamos da necessidade de alocação de recursos para o abastecimento de milho, que é uma questão estratégica para o equilíbrio produtivo e sustentabilidade econômica da avicultura e da suinocultura.

Com a presença do Ministro do Trabalho, aproveitamos a oportunidade para destacar as dificuldades e situações que algumas agroindústrias têm enfrentado no âmbito da fiscalização nas plantas.

Foi um encontro fundamental e histórico para o nosso setor, em que o presidente e os ministros se mostraram bastante próximos e prontos a atender às expectativas das cadeias produtivas da aves, suínos e ovos.

Já ontem, estive reunido com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e o Secretário de Política agrícola do ministério, Neri Geller.

Na ocasião, debatem a importância da regulação dos estoques de insumos para o abastecimento interno de setores demandantes como a avicultura e a suinocultura. O Secretário Geller destacou que o encontro que promovemos recentemente entre produtores e agroindústrias, com a coordenação do Ministério, vem surtindo bons efeitos em prol do abastecimento interno de grãos. O tema “preservação da sanidade” também esteve em pauta.”

Por fim, na tarde desta quarta-feira dia 20.07.16, o Presidente da ABPA Francisco Turra assinou com o SENAI um acordo de cooperação para o desenvolvimento de programas de serviços de tecnologia e inovação relacionados à produtividade, conformidade / competitividade e desafios para Inovação, destinados às empresas do setor de aves, suínos e ovos, em especial àquelas associadas à ABPA.

Vejam foto do encontro com o presidente Temer em anexo. Mais fotos no link. http://www2.planalto.gov.br/presidente-em-exercicio/imagens/2016/francisco-turra-presidente-executivo-da-associacao-brasileira-de-proteina-animal-abpa

Já nosso presidente, Edival Veras, comentou que teremos 12 meses de grandes desafios no NE com relação a Grãos e Água, e que precisamos de apoio e reavaliações de PIs e Cofins nos milhos importados e a necessidade de melhorar a infraestrutura, para minimizar altos custos de transportes.
Acredito que as mensagens centrais foram muito bem conduzidas pela ABPA, mas precisamos customizar regionalmente e agir de forma conjunta com as Associações do N, NE e ES.

Nos sentimos honrados em participar, mas precisamos continuar agindo, pois ainda teremos grandes desafios até a chegada da segunda safra em 2017. Contamos com a participação de todos.


Fonte: AVIPE e ABPA


 

Untitled Document
Cotações - Canal Rural
Avicultura Industrial
Nutrivil
Guia Gessulli

AVIPE - Associação Avícola de Pernambuco